PROJETO

"Coreografia para prédios, pedestres e pombos” é uma colaboração entre a coreógrafa Dani Lima, a cineasta Paola Barreto e uma equipe de artistas e técnicos. O trabalho se desenvolve através de uma série de intervenções coreográficas camufladas, realizadas por 11 bailarinos nas imediações do Largo do Machado.



A performance é uma “composição em tempo real”, na qual os bailarinos seguem uma série de diagramas de movimentação, previamente ensaiados, mas compõem somente no instante da apresentação uma partitura coletiva, em interação com os pedestres, a arquitetura e as situações imprevisíveis do momento. Os movimentos resgatam ações ordinárias, como o gestual urbano cotidiano e os fluxos de tempo dos pedestres, de forma que os bailarinos misturam-se aos “ocupantes” da praça, confundindo a distinção entre quem está ‘atuando’ e quem está ‘vivendo’.
Estas intervenções estão acontecendo desde setembro e estão sendo gravadas, diariamente, constituindo um imenso banco de imagens do cotidiano do bairro. 


Para a temporada que se inicia em outubro, imagens transmitidas em tempo real serão adicionadas as já gravadas, e o material será editado e sonorizado em uma performance de “cinema ao vivo”, envolvendo o trabalho de VJ's e DJ's.

Este projeto, que se completa com uma pesquisa histórica e de campo, pretende lançar um olhar atento sobre o Largo do Machado: sua arquitetura, seu  paisagismo, seus frequentadores, suas memórias passadas e presentes.

O público pode escolher de que forma assiste ao espetáculo: seja na praça, ao nível do chão, em meio aos performers; seja no café do Oi Futuro, onde faremos a mixagem ao vivo das imagens e sons; seja pelo streaming via internet.

Ocupar o Largo com a Coreografia é uma forma de afirmar a rua como espaço de experimentação, valorizando a experiência cotidiana e a construção do comum e da comunidade como potência poética. 


Criar uma rede de imagens e sons que possa ser acessada por todos através de uma plataforma na internet é um dos grandes desafios do projeto. Até o dia 13 de novembro haverá uma instalação permanente nos 3 monitores do primeiro piso do Oi Futuro Flamengo, exibindo imagens gravadas das performances feitas e informações sobre o projeto.