sexta-feira, 23 de julho de 2010

conexões possíveis

Segundo dia de residência. Chego atrasada, meio speed.
Todo o dia hoje pra trabalhar conexão, escuta e resposta. Conexões temporárias. Propor e seguir. Ser assaltado pelo movimento do outro, se deixar surpreender, ser tomado por alguma coisa que te chama a atenção ou roubar, se apropriar, copiar. Que possibilidades de conexão ?
Tempo - decisão: tomar decisões juntos, fluir juntos, uníssono, contrastes, ritmos, intervalos, cânons, pausas, durações, velocidades
Espaço - atenção: o olhar (aonde localizo minha atenção), espaço inter-relacional, distância, direções, níveis, planos, amplitude/tamanho, padrão de chão (ortogonal, diagonal, circular), percurso/trajetória (que desenho risco no espaço com um deslocamento ou que desenho risco no espaço com um gesto ou que desenho riscamos no espaço numa formação de grupo), perspectivas (de onde observo/de onde me observam)
Cardumes: liderança compartilhada, desapego, generosidade, simultâneo e não sucessivo. O desafio do não congelar o olhar, de não interpretar ou grifar ou estilizar o gesto.
Tenho a impressão de que o gesto ganha uma qualidade diferente quando é premeditado, quando é antecipado como mapa mental, como se ficasse mais circunscrito no tempo, mais delineado, como se perdesse um pouco sua qualidade de presente.... sei lá.
Fabrício fala sobre aulas de desenho de observação, sobre as estratégias pra fugir de uma imagem mental pré-moldada. Deu vontade de saber mais sobre isso.
No livro da Anne Bogart, the View Points Book, ela descreve presença de um jeito interessante, que tem relação com isso tudo: "Presence is related to personal moment-to-moment interest; interest is something that cannot be faked or indicated. (...) Be aware of the moment when you lose interest, the moment that you stop allowing new information in."



2 comentários:

Naiá Delion disse...

ops... aqui está o site do Rob List, um coreógrafo que usa essa técnica de desenhar para exercitar a presença, sem premeditação. é bem diferente, mas é bem interessante tb, pq ele faz a gente desenhar sem olhar para o papel, ou seja, afinando o traço com o olhar e não com a imagem premeditada na cabeça... aí vai! beijo
http://www.ozu.nl/

Dani Lima disse...

Não conhecia esse trabalho, vou ficar um tempo no sítio dele, parece bem interessante. A chamada para o workshop de desenho é "Bringing the mind and the body together in performance"... atraente ....