terça-feira, 27 de julho de 2010

Textinhos

Aí vão alguns dizeres inspiradores...
Uns trechinhos de "A Alma Encantadora das Ruas", do João do Rio, e outro do Guy Debord sobre a Deriva Situacionista. Eles falam um pouco desse estado que temos investigado, o de observador ativo, se é que posso chamar assim. Acho que talvez seja interessante pra gente.



“Para compreender a psicologia da rua não basta gozar-lhe as delícias como se goza o calor do sol e o lirismo do luar. É preciso ter espírito vagabundo, cheio de curiosidades malsãs e os nervos com um perpétuo desejo incompreensível, é preciso ser aquele que chamamos de flâneur e praticar o mais interessante dos esportes – a arte de flanar.”

“Flanar é ser vagabundo e refletir, é ser basbaque e comentar, ter o vírus da observação ligado ao da vadiagem. Flanar é ir por aí, de manhã, de dia, à noite, meter-se nas rodas da populaça, admirar o menino da gaitinha ali à esquina...”

“Flanar é a distinção de perambular com inteligência.”



(A Alma Encantadora das Ruas - João do Rio)


________________________________________

“As grandes cidades são favoráveis à distração que chamamos de deriva. A deriva é uma técnica do andar sem rumo. Ela se mistura à influência do cenário. Todas as casas são belas. A arquitetura deve se tornar apaixonante. Nós não saberíamos considerar tipos de construção menores. O novo urbanismo é inseparável das transformações econômicas e sociais felizmente inevitáveis. É possível se pensar que as reinvidicações revolucionárias de uma época correspondem à idéia que essa época tem da felicidade. A valorização dos lazeres não é uma brincadeira. Nós insistimos que é preciso se inventar novos jogos”.

(Guy Debord)

4 comentários:

Dani65 disse...

muito bons os textos, adorei o do João do Rio, vi muitas relações com nosso trabalho. O desejo, a curiosidade, o interesse como características básicas para "compreender a psicologia da rua". Nunca tinha associado a deriva/ o flanar com esse projeto, mas lendo estes textos me pareceu totalmente afim...

Dani65 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flora Mariah disse...

Então, achei aqui um site que tem esse livro do João do Rio. Aí vai o link:

http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/PauloBarreto/almaencantadoradasruas.htm

e tem também um outro site que tem um texto da Paola Berenstein Jacques falando sobre a deriva situacionista. Não sei se vc conhece ela, é uma arquiteta que tem uma pesquisa bem interessante sobre diferentes usos do espaço urbano. Aí vai o link:

http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/03.035/696

Bom, na pesquisa do Mega-Cena trabalhamos bastante com esses conceitos da Deriva e da Flanerie, então tenho um monte de textos aqui sobre isso. Também acho que tem muito a ver com o que temos discutido. Posso levar esses textos na sexta pra vc dar uma olhada, e pra quem mais quiser tirar xerox também.

paoleb disse...

sobre deriva urbana e flanerie digital: andre lemos professor da UFBA mantém um blog mara: http://andrelemos.info/