quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O olho interminável

Depois das experiências que partilhamos ontem com o pessoal da oficina da Paola, fiquei pensando muito em como as estratégias de "invasão" que a gente vem desenvolvendo ao longo desses sete dias, podem criar diferentes relações com o olhar da câmera.
Lembrei então de um livro do Jaques Aumont chamado "O olho interminável" em que ele faz uma relação entre cinema e pintura. Reli alguns capítulos e um trecho me chamou atenção. Ele diz :
"O quadro fílmico, por si só é centrífugo: ele leva o olhar para longe do centro, para além de suas bordas; ele pede, inelutávelmente, o fora de campo, a ficccionalização do não-visto. Ao contrário o quadro pictórico é centrípeto : ele fecha a tela pintada sobre o espaço de sua própria composição; obriga o olhar do espectador a voltar sempre para o interior, a ver menos uma cena ficcional do que uma pintura, uma tela pintada."
Sendo assim, acho que cada uma das estratégias que a gente vem desenvolvendo pode ser caracterizada como mais pictórica ou mais fílmica. Por exemplo: a estratégia das cores possui uma força mais pictórica e por sua vez centrípeta, enquanto as ações acidentais constituem um quadro mais fílmico e centrífugo.
Acho que essa maneira de pensar propõe um novo olhar sobre as nossas estratégias de invasão e as relacionam diretamente ao enquadramento que a câmera propõe, podendo gerar novas idéias além de alimentar as nossas dicussões sobre limite do quadro e sobre as ações que podem acontecer dentro e fora dele.

5 comentários:

Túlio Rosa disse...

Muito legal essa distinção... pensar em ação centrífuga e ação centrípeta é muito bom pra gente, já falamos algumas vezes em descobrir maneiras de nomear as nossas ações e isso me dá também a idéia de classificação, o que me parece ser bastante útil pra pensar essa composição.

Abaixo vai o link de um video que fala bastante das ações sob o ponto de vista de várias câmeras, fala de relações de espaço, cor, tempo, forma... dessas coisas que a gente já discutiu bastante.

http://www.facebook.com/video/video.php?v=419332337225&ref=share

Dani65 disse...

sensacional este post!! pode levar o livro amanhã?

Dani65 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luar Maria disse...

Levo sim Dani! Vou olhar o link Túlio...

paoleb disse...

mise en scène como mise en doute... além de jacques aumont vale ler tb comolli... vou separar uns txts... grata pela lembrança deste livro, tb o tenho aqui. vamos em frente!